sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Careca perdeu para o Topete

Disso ninguém jamais duvidou: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o principal eleitor das eleições presidenciais de 3 de Outubro de 2010. Outra certeza era de que o candidato à sucessão de Lula seria José Dirceu.  O escolhido não foi José Dirceu. Do mesmo modo que sabíamos que seria ele, sabemos por que não foi.

Sem obstáculos e sem nenhum pedágio - uma das principais características dos governos administrados por tucanos - abriu-se uma enorme estrada a caminho de Brasília para o candidato José Serra. A via expressa era tão generosa quanto à operação descida e subida do Sistema Anchieta-Imigrantes, nos feriados prolongados. Oito pistas a favor versus apenas duas contrárias.

As asas tucanas bateram freneticamente. Mas com o bico grande e oco, tão fraco que o tamanho é desproporcional a qualidade, os tucanos não aproveitaram o momento e caminham agora para a extinção. Como a ararinha azul.

Na Wikipédia, a extinção do tucano está relacionada ao tráfico de aves. Isto tem como conseqüência a diminuição de seus semelhantes, o risco da variabilidade genética e, por fim, o seu desaparecimento.

Na política brasileira, José Serra é o maior exemplo de extinção. Nunca mais se ouvirá falar dele. Feliz ou infelizmente. A sua arrogância e a sua prepotência, o temperamento despótico e opressor, a irritabilidade, com a perda de paciência a qualquer senão e a sua postura de um homem de caráter provisório, o levam a uma das maiores derrotas já registradas nas eleições presidenciais.

O seu topete, embora careca, já o derrotou. Como ave (tucano que é) suas penas alongadas na cabeça vedaram seus olhos e  nunca o deixaram enxergar nada. Mais pavão do que tucano, pretensioso e atrevido só destruiu alianças. Nunca foi aceito pelos mineiros liderados por Aécio Neves. A ousadia de Serra rompeu relações com o PTB nacional de Roberto Jeferson, embora em território paulista a aliança tucana de Geraldo Alckimin e do petebista Campos Machado jamais tenha sido abalada.

Foi criticado publicamente por Jeferson, no Twitter, pelo seu posicionamento contra o candidato petebista ao governo de Alagoas, Fernando Collor de Melo. Além de outras posições que tomou sem moral e sem honestidade contra o PTB, seu aliado nacional. Serra aceitou o apoio do partido, ocupou o horário gratuido dos trabalhistas, mas não queria chegar nem perto de suas principais lideranças.

Mas Serra fez mais. Escondeu de sua campanha, o tempo todo, um dos maiores líderes dos tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Se FHC ajudaria ou não na disputa presidencial, eis algo difícil de se prever. Porém, se o candidato não recorreu a ele a dúvida persistirá para sempre. O fato é que, também, essa decisão cabe apenas ao candidato, ao seu partido e talvez ao marqueteiro responsável pelas peças publicitárias. No ninho do PSDB, quem manda é o tucano.

Então por que Serra foi criticado por ter colocado fora desse ninho o tucano FHC? Algo existe. De tal modo que a censura a posição de Serra foi feita por tucanos de altas e belas plumagens. Até publicamente. As reprovações a Serra partiram até mesmo de algumas cabeças coroadas do reduto tucano como um líder do partido, o deputado federal José Anibal, candidato à reeleição e coordenador da campanha de Geraldo Alckmin.

A verdade é que FHC virou tiririca na campanha de Serra, mas não o candidato do PR, Francisco Everardo Oliveira Silva (o humorista Tiririca), mas um incômodo, um estorvo. FHC entra na história como um grave pecado a ser varrido para baixo do tapete. Algo parecido com “aquilo que não queremos que ninguém saiba que iremos fazer ou que estamos próximos de fazê-lo”.

Serra está na UTI política. Ainda tenta sobreviver, reanimado como uma pessoa desfalecida, com as denúncias de irregulariades publicadas pela imprensa tradicional e engajada em sua candidatura, mas - como tucano que é - tem uma disgestão curta que acaba não refletindo nos índices eleitorais que deseja.

A partir de hoje, Serra já deve estar conformado com a derrota. Só falta desligar os tubos que lhe alimentam com um restinho de gás. No começo da campanha perdeu para o seu topete. No decorrer da disputa foi perdendo, dia a dia, para o grande eleitor nacional, Luiz Inácio Lula da Silva. E no dia 3 de Outubro de 2010, perderá nas urnas para Dilma Rousseff. 

7 comentários:

  1. Luchetti, você está coberto de razão, prova disso é o que o Professor de Psicologia da Universidade de San Francisco, nos Estados Unidos, David Matsumoto, cita em uma reportagem da "Folha de São Paulo" sobre sua análise do sorriso de Serra em Campanha, e lhe atribui o termo "Sorriso dos Trapaceiros" às suas expressões faciais. Confira!
    Abraços
    Gir Paraná

    ResponderExcluir
  2. A soberba passou a ser marca registrada dos tucanos. No início, eles queriam se afastar do Quércia, hoje são farinha do mesmo saco. O bom dos blogs é permitir democraticamente que se faça uma crônica política no estilo dos velhos tempos, quando a página política refletia as contradições dos seres humanos. Abraços, pela lucidez e coragem

    ResponderExcluir
  3. O perfil do nosso José Serra está perfeito. Mas, ontem, ouvi um comentário de um grande jornalista italo-brasileiro como nós: A rejeição do Serra é ainda maior que a cagada da Erenice. Nao vai acontecer nada!

    ResponderExcluir
  4. Luchetti,
    O Serra e os seus marqueteiros acharam que a aproximação com Fernando Henrique tiraria votos na campanha, classificaram FHC como neoliberal e ainda disseram no programa político que não precisavam de padrinho.
    E agora José Serra?
    Vai chorar na cama que é lugar quente!
    Roberto

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a derrota de Serra viria qual fosse a estratégia com ele. Em minha humilde opinião, o eleitor ainda se guia por rótulos, esteriótipos e todo o tipo de superficialidade e futilidade. Um candidato "Negrão" - e apenas um candidato "Negrão" - e com o apelo de que os EUA também elegeram um "Negrão", poderia representar os Tucanos com a vitória diante de uma candidata que tem o Lula como cabo eleitoral. Abraços. Kiko.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, uns sem carisma, outros sem condição. Outros ainda sem preparo - e nós, o povo é quem se ferra. Em campanhas é proibido dar comida para angariar votos. Mas no governo é liberado, a troco de uma merreca de bolsa família e outras coisas (poucas) mais, o presidente, comprou e compra muita gente. Assim continuam burros. E o Brasil que sifú!

    ResponderExcluir
  7. É obvio que a Marina vai apoiar o Serra!!! Para salvar os tucanos da extinção, só mesmo quem cuida da natureza #PARTIDOVERDE

    ResponderExcluir