sábado, 30 de outubro de 2010

TV BANDEIRANTES – A MAIOR DERROTADA NOS DEBATES POLÍTICOS




Com o debate presidencial de ontem na TV Globo, encerrou-se esse modelo arcaico, desinteressante e sem nenhuma criatividade adotado pelas nossas grandes redes de televisão. Propondo discussões entre os dois candidatos que terão a responsabilidade e dirigir o país nos próximos quatro anos, os dirigentes de nossas emissoras se comprometeram com regras impostas e definidas pelos marqueteiros dos candidatos, sem nunca vislumbrarem o interesse público.

O apego exclusivo ao que é mais vantajoso está claro. A TV Globo quer audiência e o respaldo de ter participado para não pagar caro, como já pagou, pela omissão que teve durante o movimento das Diretas Já. Isso sem contar com a patacoada que quer esquecer da edição do debate de Lula versus Collor, e do escândalo e da impostura com a manipulação do resultado das pesquisas contra Leonel Brizola.

A Record quer sair dos cultos religiosos e das cobranças de dízimos para se apresentar, temporariamente, como uma rede de televisão. Tenta passar para o telespectador que produz um jornalismo atual e descompromissado e não o de uma igreja eletrônica arrecadadora de fundos, que na realidade é.

O SBT que nem participou do segundo turno também tem seu interesse vivo nesse episódio – não se comprometer com nada – com a orientação de um octogenário, que já foi o maior comunicador da América Latina e um dos maiores do mundo, a emissora de Silvio Santos acredita que não participar é sempre menos perigoso do que empenhar a sua reputação de omisso.

No caso da Rede TV e da TV Bandeirantes, acredito que as duas merecem um capítulo a parte. Além dos mesmos defeitos das outras três, elas apresentam agravantes que merecem ser ressaltados e que serão esmiuçados. Mas só para registro, o resultado dos debates não alterou em quase nada a realidade: Globo em primeiro lugar, Record em segundo, SBT participando ou não em terceiro, Rede TV em quarto e Bandeirantes em quinto lugar de audiência.

Reconheço apenas uma qualidade: A Rede TV foi a mais esperta de todas e a que mais faturou comercial e politicamente com os debates, principalmente em relação a Bandeirantes.

A Rede TV com apenas 10 anos de existência e com todos os problemas que enfrenta, principalmente decorrentes do fim do 0900, única receita financeira de seus acionistas que poderia minimizar os déficits orçamentários da empresa, acabou dando uma lição de profissionalismo à Rede Bandeirantes de Televisão. Não que isso mereça destaque até porque a Bandeirantes é tão incompetente que vencê-la, em qualquer situação, não é mérito para ninguém e sim obrigação.

Os profissionais da Rede TV, liderados pelos dois maiores dirigentes da emissora Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho, que se caracterizaram na televisão brasileira por se casarem com suas principais apresentadoras, acabaram marcando o debate político do segundo turno para domingo, 17 de outubro. Data muito mais suscetível de satisfazer ao telespectador do que a marcada pela Bandeirates, no dia 10 de outubro, no meio de um dos maiores feriados prolongados do ano.

Resultado a Bandeirantes conseguiu ficar em quinto lugar na disputa pela audiência, perdendo para Globo, SBT, Record e a própria Rede TV. O debate da Band foi mais lido do que assistido. E não foi a primeira vez. O dia 5 de agosto foi reservado pela Bandeirantes para realizar o debate do primeiro turno. No mesmo dia e horário o São Paulo Futebol Clube disputava um jogo decisivo para final da Taça Libertadores da América, contra o Internacional de Porto Alegre, no Morumbi, a poucos metros da sede da emissora.

A TV Globo que transmitiu o jogo marcou 33 pontos de audiência, contra apenas 3 do debate político da Band que novamente ficou em quinto lugar na preferência dos telespectadores. A Bandeirantes quer, por qualquer custo, ter o pífio rótulo de ser a primeira emissora a realizar debates políticos. Com essa máxima, não importa nenhuma estratégia de programação para garantir, simultaneamente, a atração e a audiência, simples e básico conceito de qualquer emissora.

Deste modo, a Bandeirantes – a primeira entre as últimas – conseguiu marcar dois recordes simultaneamente: realizou, novamente, o primeiro debate das eleições presidenciais, agora no segundo turno, e também o segundo debate, novamente com o menor índice de audiência.

Nos dois casos a Bandeirantes errou por pura falta de competência. A tabela do jogo da Libertadores havia sido divulgada em novembro de 2009 e confirmada em maio deste ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol, três meses antes do primeiro debate.

Quando ao segundo encontro presidencial realizado no dia 10 de outubro, sem comentários. A inocência que perdoe a Band e a Padroeira que a tenha em suas mãos, mas é muita incompetência marcar um debate no dia 10 de outubro, no meio do feriado prolongado em comemoração aos dias da criança e de Nossa Senhora Aparecida.

Sem nenhuma tradição no jornalismo brasileiro – pelo curto tempo de existência e também pelo enorme desinteresse neste tema – a Rede TV conseguiu muito mais audiência que a Bandeirantes transmitindo o debate no dia 17 de outubro.

A Rede TV alterou a sua grade de domingo e programou o debate, estrategicamente, entre as duas partes do Pânico na TV – um programa trash, de humor duvidoso, mas líder de audiência na emissora. Além de atrair mais telespectadores do que a Band conseguiu mais repercussão também nos sites no próprio domingo e nos jornais na segunda-feira. A Bandeirantes ficou em quinto lugar novamente.

12 comentários:

  1. xi,xi, nem postar comentário, afinal, queremos só grana, poder, dinheiro, money, e a politização, e Deus, e Deus???

    ResponderExcluir
  2. xi, eu postei e não me identifiquei, Pedro Lessi, advogado em São Paulo, afinal, quem é contra o aborto dos dois??? As televisões querem grana, money, holofotes, audiência, e Montesquieu, como fica?

    ResponderExcluir
  3. Luchetti,
    Acabo de voltar das urnas, quando der 11,00 hs vou tomar uma cerveja pra comemorar.
    Quanto a serra ser um grande ator, eu não concordo.
    Ele mais parece figurante de filme Romano quando jogado na arena pros leões.
    Abração,
    Roberto

    ResponderExcluir
  4. Luchetti,
    Nem comecei a comemorar e já postei errado... Desconsidere o acima e fica valendo o que está escrito abaixo.
    A REDE TV Chutou cachorro morto.
    Isso não vale!
    Roberto

    ResponderExcluir
  5. Caro Luchetti,
    Além de concordar com o que você escreveu, tenho a impressão que os debates subiram no telhado. Não há mais motivos para tê-los. Formato desgastado, sem graça, que não influencia mais ninguém. Não é como acontece nos Estados Unidos, onde o debate direciona os rumos da campanha e até do país. Culpa dos marqueteiros que impõe regras que engessam o debate e culpa das emissoras que se propõe a aceitá-las. E porque não, culpa dos candidatos também que não tem o mínimo carisma.
    Abs
    Alexandre Hercules

    ResponderExcluir
  6. Penso que a Bandeirantes não realiza os debates pensando no público. Ouso afirmar que os debates servem mais pro "cafézinho" no 4o andar enquanto o programa não começa. É ali que vão se costurando os interesses da família Saad.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o velho Luchetti, sem papa (ops) na língua!

    Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  8. Ô Luchetti? Derrota só nos debates políticos? Essa TV aí é uma derrota em tudo, da manhã até à noite! A única coisa que dá para assistir (com uns goró na cabeça) é o palhaço de sotaque interiorano narrando jogos de futebol (que não seja do Corinthians dele porque vira chatisse).
    Fábio.

    ResponderExcluir
  9. O preocupante é que muita gente nem votou.....

    ResponderExcluir
  10. não quero saber disso quero por favor que vcs coloquem isa tk+ a noite ou a tarde a tarde só se for 2 horas ou as 6:00 horas a noite a ora que vcs quiserem mais por favor coloquem por amor que vcs tem as suas mãizinhas.

    ResponderExcluir
  11. POR FAVOR COLOCA A NOVELA QUASE ANJOS PRA O TURNO DA NOITE POR FAVOR

    ResponderExcluir
  12. CARTA ABERTA AOS VERDES

    Senhores, os dias que antecedem o prazo fatal para filiação de pretensos candidatos às eleições municipais de 2012, respeitadas as proporções, fazem lembrar a época da Revolução Francesa, onde as pessoas não tinham certeza se amanhã estariam com as cabeças unidas aos seus pescoços ou se alguma guilhotina os tinha separados.
    A partir do ano de 2010, havia rumores em Ourinhos de que o PV apoiaria, incondicionalmente o PSDB do atual alcaide. Incrédulo a tais rumores e por pensar conhecer os dirigentes do PV continuei a organizar o PV e até granjear filiados com a finalidade de disputarem as eleições de 2012 em cargo majoritário e também proporcional. Recentemente tivemos uma reunião da bacia 16 na cidade de Rancharia, onde foi verbalmente oferecido todo apoio as decisões locais do partido com a finalidade de fortalecer o mesmo. Dito pelo Sr: Rogelio Menezes. Aliás, esta frase – partidos fortes é o que mais se escutar no Brasil, até esta perdendo o efeito. Estes dias, fiquei sabendo por terceiros de que o PV estava em estreita negociação com o PSDB, primeiro para o Sr: Adriano Roberto A. Lopes assessor do Sr: Deputado Mauro Bragato do PSDB locado na prefeitura de Ourinhos SP , mas na inauguração de uma praça aqui em Ourinhos SP fiquei sabendo que o presidente do PV aqui era outro, foi entregue a membros do PMDB que procurava outra agremiação o Safera, que tem que devolver 350 mil aos cofres públicos ,já condenado em primeira instancia, mas que daria apoio incondicional ao atual Prefeito. Não me importei, afinal eu tinha a palavras de Homens probos do PV. Liguei varias vezes para o SR:Alexandre Bissoli e Infelizmente fui comunicado pelo mesmo que dia 14/09 antes em reunião que o PV recebeu, por parte do PSDB uma proposta irrecusável e que o PV doravante passaria a pertencer a um ex membro do PMDB que apoiaria o PSDB nestas eleições. Fiquei pasmo. Não quis acreditar. Agora a ficha caiu e lembrei de uma coisa que alguém me disse a algum tempo atrás – No Brasil só existem 2 partidos o PSDB e o PT, pois são os únicos que almejam o poder, pressuposto essencial para se carregar o substantivo “Partido Político”, pois o partido que não almeja o poder e o dispute, não se pode intitular partido. O PV almejou e disputou a presidência da republica, com a Marina Silva e por isto passou a ser mais respeitado pelos outros partidos, pois dava entender que a partir de 2010 seria o 3º partido do país, visto entra para o rol dos que almejam o poder. Agora vejo que tudo foi apenas um ensaio, a Marina saiu e levou com ela o desejo de poder que tinha enxertado no PV, ou será que estou enganado? Acho que não. Nesta reunião da Bacia 16 em Ourinhos dia 17/09/2.011, eu apresentaria a lista de pré-candidatos a Vereador e a Prefeito para as eleições vindouras. Mas tudo não passou de um sonho verde; terei que procurar, muito contra vontade, outro partido para filiar o pessoal que angariei neste período que presidi o PV em Ourinhos. Quero fazer um alerta a todos vocês presidentes dos PVs municipais – Se quiserem manter suas cabeças sobre seus pescoços, não arrumem disputas locais com o PSDB nem com o PT, pois a direção estadual do PV não resiste a propostas de negociação para abrir mão de seu objeto de partido – o poder.

    Júlio Cézar Benatto
    EX Presidente do Partido Verde de Ourinhos SP

    ResponderExcluir